Editorial da Revista
Os Anais do III Congresso Paraense de Educação Especial, em seu primeiro número publicado, apresentam-se trazendo contribuições importantes à educação especial na sua transversalidade da educação básica ao ensino superior. Considerando os 8 eixos temáticos que o evento II Congresso Paraense de Educação Especial elencou para o envio de trabalhos de pesquisas, relatos de experiência e propostas didáticas em oficinas e minicursos, reúnem-se uma diversidade de produções cientificas com múltiplos enfoques de temas e tipos de abordagens adotadas pelos autores.
Cada trabalho, seguem as diretrizes e normativas prescritas para os Anais, e expressa o compromisso dos autores em contribuírem com a orientação de políticas públicas voltadas para as reais demandas das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
Os trabalhos, aqui publicados, retratam os principais focos de interesses de pesquisadores e profissionais que atuam na área de Educação Especial, contribuindo, sobremaneira, para o avanço nos conhecimentos e práticas, assim como favorece a disseminação das informações atualizadas a respeito dessa importante discussão que envolve o Direito das pessoas com deficiência à educação, em especial.
Foram enviados, avaliados e apresentados trabalhos, dos quais 10 na categoria de Comunicação Oral, 05 no formato de Relatos de Experiências, 06 como Oficinas e 04 como Minicursos, envolvendo autores de diversos estados do Brasil e principalmente do Pará.
No eixo Acessibilidade e Educação Especial, os autores sistematizaram estudos que correlacionava o direito a acessibilidade pedagógica, arquitetônica e na comunicação e informação que contribuíram para debates e reflexões sobre as condições acessíveis necessárias para garantir a efetivação de direitos dos alunos público alvo da educação especial.
O debate sobre Formação de recursos humanos em Educação Especial, abrangeu um número significativo de trabalhos, que apresentaram diferentes enfoques de pesquisa sobre a formação de professores para a educação inclusiva e especialistas para a educação especial. Tematizou-se a política de formação de professores e destacando a premência de mais espaços formativos que contemplem as reais necessidades formativas dos professores e os desafios da prática pedagógica na escolarização dos alunos público alvo da educação especial.
No que concerne às Políticas públicas e direitos da pessoa com deficiência, as produções científicas versaram sobre as legislações a respeito do direito à educação, direitos sociais mais amplos e como se efetivam ou não na prática cotidiana, importante contraponto para se avaliar a materialidade das políticas públicas voltadas para o público com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.
As Práticas pedagógicas com alunos público-alvo da Educação Especial, trazem problematizações, relatos analíticos e proposições de alternativas pedagógicas para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos público alvo da educação especial. A temática de Relações familiares do público-alvo da Educação Especial, crucial para a qualidade dos serviços em educação especial e processo de escolarização, explorou vários aspectos a se considerar para o sucesso nos progressos com os alunos nas diferentes tipologias de deficiência, transtornos e superdotação.
No eixo temático Tecnologia Assistiva e Educação Especial, produções científicas diversificadas, abordaram uma variedade de tecnologias aplicadas a educação especial para fins de favorecer o processo de internalização de conhecimentos, assim como vida diária das pessoas com deficiência. Um conjunto de trabalhos, abordaram cientificamente, Experiências pedagógicas e institucionais em Educação Especial, descreveram e analisaram práticas de inclusão e transversalidade da educação especial na educação básica ao ensino superior, assim como instituições especializadas que realizam um trabalho na perspectiva da educação inclusiva que propiciam avanços nas práticas com o público de alunos alvo dos debates.
Com o eixo temático: Educação Especial na Educação do Campo, rompe-se com um silêncio histórico com a interface da educação especial e educação do campo. As produções científicas ilustram o cenário de negação de direitos e as tímidas propostas de avanços nesta área. São pontuados vários aspectos que merecem novas pesquisas e intensas reflexões e problematizações.
Assim, apresentamos os eixos debatidos nesta produção que reúne inúmeros trabalhos científicos, teóricos e práticos na área de Educação Especial nesta edição dos Anais que contou com as análises e contribuições de autores de diferentes campos de atuação que enriquecem as leituras científicas e proposições práticas que poderão nortear políticas educacionais na área de Educação Especial: política de educação inclusiva, formação de professores e ainda contribuir com o processo de escolarização qualificado dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
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