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Normas

INSTRUÇÕES E NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

 


CATEGORIAS DOS TRABALHOS

 Os trabalhos deverão ser submetidos com base nas seguintes modalidades:

a) Comunicações orais (pesquisas concluídas ou em andamento com resultados parciais)

 b) Relatos de Experiências

c) Oficinas

 d) Minicursos

 


ORIENTAÇÕES GERAIS

3.1. Os trabalhos completos (comunicação oral e relatos de experiências) aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento com ISSN e disponibilizado em data posterior no formato online no site do evento. Portanto, os planos de oficinas e minicursos não serão publicados nos anais.

3.2. O autor deverá submeter trabalhos exclusivamente pelo site do evento (https://cpee.unifesspa.edu.br/2016/index.php/inscricoes). Caso ocorra do trabalho não ser aprovado, os inscritos que submeteram trabalhos poderão participar como ouvinte e de todas as atividades do evento.

3.3. Os coautores de trabalhos inscritos devem fazer sua inscrição separadamente.  

3.4. Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral, relatos de experiências e oficinas, e minicursos, considerando os 11 eixos temáticos, tendo como base as orientações e normas de cada modalidade.

3.5. Cada trabalho apresentado terá direito a apenas um certificado impresso com o nome dos autores e coautores. Para os demais autores o certificado poderá ser disponibilizado em arquivo pdf. (desde que solicitado via e-mail).

3.6. Nas modalidades de comunicação oral e relato de experiências poderão constar até 5 (cinco) pessoas distribuídas na autoria e coautoria;

3.7. Nas modalidades de oficinas e minicursos poderão constar até 3 (três) ministrantes e o(s) proponente(s) poderá(ão) apresentar durante o evento, somente uma dessas modalidades, já que as mesmas ocorrerão no mesmo dia e horário.

3.8. Poderão ser submetidos no máximo dois trabalhos por inscrição como autor principal, considerando as modalidades: comunicação oral, relato de experiência, oficina ou minicurso. Em relação à coautoria o número de trabalho é ilimitado.

 


EIXOS TEMÁTICOS

1. Acessibilidade e Educação Especial

2. Formação de recursos humanos em Educação Especial

3. Políticas públicas e direitos da pessoa com deficiência

4. Práticas pedagógicas com alunos público-alvo da Educação Especial

5. Famílias de pessoas público alvo da Educação Especial

6. Tecnologia Assistiva e Educação Especial

7. Experiências pedagógicas e institucionais com o público-alvo da educação especial

8. Educação Especial e suas interfaces com a educação no campo.

9. Serviços de apoio à escolarização inclusiva

10. Sexualidade e afetividade de pessoas público alvo da Educação Especial

11. Pesquisa sobre a produção do conhecimento científico em Educação Especial

 


NORMAS PARA OS TRABALHOS:
COMUNICAÇÃO ORAL E/OU RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

 

O texto completo para a comunicação oral poderá ser de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento com dados parciais. Os textos completos abrangem a modalidade de comunicação oral e relatos de experiência e deverão conter os seguintes itens:

a) Título em caixa alta, negrito e centralizado;

b) Nome do autor e coautores completos (e por extenso);

c) Identificação da instituição, Programa de pós (quando for o caso), Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) em nota de rodapé;

d) Indicação do eixo temático;

e) Indicação da categoria (comunicação oral e relato de experiência);

f) Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço na íntegra (do título às referências);

g) O documento deverá ser salvo em word.doc ou docx. para fins de formatação dos Anais do evento.

h) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões, considerações finais/conclusões e referências;

i) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados (parciais ou completos) e 3 palavras-chave.

j) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5, margens superior/esquerda 3 cm e inferior/direita 2 cm. E seguir às Normas da ABNT.

 


OFICINAS E MINICURSOS
a) A oficina no CPEE: Constitui-se como espaço formativo, em que é ofertada atividades práticas que proporcionam novos conhecimentos e vivências. Visa explorar uma situação-problema, metodologia, técnicas, fazer artístico, e processos aplicáveis práticas de intervenção pedagógica, clínica e social sobre e com pessoas com deficiência, transtorno global e altas habilidades ou superdotação.

b) O minicurso no CPEE: O minicurso é um tipo de atividade formativa, no formato de um curso compactado, que abrange uma diversidade de metodologias – expositivas, participativas, dialogadas, com realização de atividades para a consolidação de conceitos, preceitos e/ou compreensões mais aprofundadas sobre um dado assunto. São espaços onde são ofertadas atividades de caráter mais teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir da experiência dos proponentes do trabalho nas áreas temáticas do III CPEE.


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFICINAS E MINICURSOS

a) As oficinas e minicursos terão duração de no máximo 6 horas.

b) Serão aceitas propostas individuais ou coletivas (até três oficineiros e/ou ministrantes);

c) O texto deverá ter na integra entre 11 mil e 15 mil caracteres com espaço (do título às referências);

As propostas de oficina e/ou minicurso deverão ser sistematizadas no formato de um plano de oficina/minicurso e adequar-se a seguinte estrutura:

1. Identificação: Título da oficina/minicurso em caixa alta e negrito, centralizado; nome completo dos proponentes/autoria; Indicação da categoria (oficina ou minicurso); eixo temático do CPEE. As informações específicas de cada proponente/autor deverão ser colocadas em notas de rodapé vinculadas aos respectivos nomes Ex: Se estudante, mencionar o curso, universidade, se pós-graduando, profissional da rede de ensino, instituições, etc. e informar e-mail.

2. Justificativa: (sinalizar a relevância do trabalho para a formação do público alvo, demanda que se tem de explorar o assunto proposto na atividade e como pode contribuir com políticas públicas na área da educação especial. É necessário destacar que toda oficina, sendo prática, fundamenta-se em preceitos teóricos que podem ser mencionados);

3. Objetivos: (Geral e específicos almejados com a realização da oficina considerando o que se espera atingir com a proposta de formação na modalidade de oficina ou minicurso);

4. Metodologia: descrever como se dará a didática dos ministrantes e descrever passo a passo as sequencias do trabalho de formação teórica no caso dos minicursos e suas atividades correspondentes e no caso das oficinas descrever as atividades práticas propostas a serem desenvolvidas ao longo da oficina e no caso de produção de material, detalhar esse processo;

5. Recursos Materiais: listar o que será utilizado na oficina/minicurso para que as experiências possam ser replicadas por profissionais interessados já que os planos de oficina serão disponibilizados numa coletânea online no site do evento;

6. Avaliação: Descrição das estratégias, recursos e/ou instrumentos a serem utilizados para avaliação das atividades desenvolvidas na oficina ou minicurso pelos participantes.

7. Referências e anexos (quando houver).

 Observações:

 A) As propostas de oficina e minicurso deverão adequar-se as normas e atender à necessidade de ser um trabalho prático que apoie o trabalho na educação especial.

 B) Poderão ser usadas imagens para ilustrar os trabalhos

 C) A organização do evento disponibilizará espaço físico, os equipamentos como notebook, datashow e caixa de som, desde que informadas a necessidade no ato da inscrição. Os itens indicados como recursos materiais serão de inteira reponsabilidade dos oficineiros e ministrantes.


NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
COMUNICAÇÃO ORAL E RELATO DE EXPERIÊNCIA

a) As sessões de apresentações orais serão realizadas nas datas e horários a definir.

b) Cada sessão terá um coordenador(a).

c) O participante terá até 15 (quinze) minutos para apresentação.

d) O debate dos trabalhos apresentados será ao final da sessão.

e) Os apresentadores receberão mensagem informando local, data e horário da apresentação de forma antecipada.

f) Será disponibilizado datashow e microcomputador.

g) Para as apresentações preparadas com Power Point, sugere-se a utilização de fundo escuro nos slides, pois isso facilitará a visualização em ambientes com relativa luminosidade. E ainda considerem a necessidade de formatos mais acessíveis.

h) No local da apresentação haverá monitores disponíveis para apoio e orientações 30 minutos antes.

 

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