Edição 2016
Anais do 3° Congresso Paraense de Educação Especial
v.3 (2016)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Reitor: Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro
Vice-reitora: Profa. Dra. Idelma Santiago da Silva
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica
Pró-Reitoria de Ensino e Graduação
Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação CTIC
Pró-Reitoria de Administração de Infraestrutura PROADI
Assessoria de Comunicação ASCOM
Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Lúcia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária – NAIA/UNIFESSPA)
Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Prof. Dr. Diógenes Henrique de Siqueira Silva (Prof. Dr. IESB/Unifesspa)
Prof. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (Prof. Ma. ICH/Unifesspa)
Lúcia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária – NAIA/UNIFESSPA)
Thaisa Teixeira Ferreira Campos ( Pedagoga Técnica em Assuntos Educacionais PROEG/DIRENS/ Unifesspa)
Prof. Ma. Josiane Beltrame Milanesi (Pedagoga, Mestra e doutoranda/UFSCAR)
Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual CAP
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marabá APAE
Secretaria Municipal de Educação SEMED Marabá
4ª Unidade Regional de Educação 4ª URE
Câmara Municipal de Marabá
Escola Estadual de Ensino Médio Plínio Pinheiro
Pareceristas
Andréa Carla Machado (Prof. Dra. UFSCAR)
Antônio Carlos Santos do Nascimento (Me. IGE/Unifesspa)
Cândice Lima Moreschi (Pedagoga Dra. UFSCAR)
Carla Ariela Rios Vilaronga (Prof. Dra. IFSP)
Danitiele Maria Calazans Marques (Prof. Doutoranda UFSCAR)
Danúsia Lago Cardoso (Prof. Dra. UESB)
Diógenes Henrique de Siqueira Silva (Prof. Dr. IESB/Unifesspa)
Edna Cristina Castro Brelaz (Sociológa Técnico em Assuntos Educacionais PROEG/DIRENS/Unifesspa)
Everton Luiz de Oliveira (Prof. Doutorando UFSCAR)
Francisca Maria Cerqueira da Silva (Prof. Ma. AEE SEMED)
João Batista da Silva Imbiriba (Sociólogo Técnico Administrativo IEDS/Unifesspa)
Josiane Beltrame Milanesi (Prof. Doutoranda UFSCAR)
Josiane Pereira Torres (Prof. Doutoranda UFSCAR)
Kátia Andréia Souza dos Santos (Prof. Ma. UFSCAR)
Léiva Rodrigues de Sousa (Prof. Ma SEDUC)
Lourival Ferreira do Nascimento (Prof. Me. SEDUC)
Lúcia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária Técnica Administrativa NAIA/Unifesspa)
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza (Prof. Me. ICH/Unifesspa)
Narciso das Neves Soares (Prof. Dr. ICE/Unifesspa)
Thaisa Teixeira Ferreira Campos ( Pedagoga Técnica em Assuntos Educacionais PROEG/DIRENS/ Unifesspa)
Walber Christiano Lima da Costa (Prof. Doutorando Campus de Santana do Araguaia IEA/Unifesspa)
João Batista da Silva Imbiriba (Sociólogo. Técnico Administrativo IEDS/Unifesspa)
Lucia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária Esp. NAIA/Unifesspa)
Mariane Lopes Serrão (Discente de Psicologia Bolsista Administrativo NAIA/Unifesspa)
Vanja Elizabeth Sousa Costa (Prof. Ma. ICH/Unifesspa)
Comissão de Secretaria
Adham Felipe Cavalcante da Silva (Discente de Agronomia Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Camila Mota Reis (Discente de Letras Português Bolsista Administrativo NAIA/Unifesspa)
Edilane Figueiredo Costa (Técnica NAIA/Unifesspa)
Gabriele Alves da Silva (Discente Letras Português Bolsista PIBEX NAIA/Unifesspa)
Giovânia de Fatima Sá Ferreira (Prof. AEE SEMED colaboradora externa)
Jairo Belchior Freitas Oliveira (Técnico em Assuntos pedagógicos / Unifesspa / Campus Xinguara)
Jheyciele Naira dos Santos (Discente de Saúde Coletiva Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Juliana Alves de Souza (Discente de História Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Mayra Barbosa Sindeaux Lima (Técnica Unifesspa / São Geraldo do Araguaia)
Regina Pereira Lages (Discente de Agronomia Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Rosilene da Silva Sarges (Prof. Ma. SEMED / 4ª URE colaboradora externa)
Sidnei Cerqueira dos Santos (Prof. Dr. IESB Unifesspa)
Suelene Miranda (Prof. Esp. 4ª URE colaboradora externa)
Thaísa Teixeira Ferreira Campos (Pedagoga Esp. Unifesspa DIRENS/PROEG/Unifesspa)
Comissão de Sistematização
Alessandra Santos Nunes (Prof. Esp. AEE SEMED colaboradora externa)
Ângela Maria Rodrigues Borges (Professora do AEE/SEMED/Marabá)
Ana Lúcia Costa Souza (Técnica Pedagógica Campus Rondon do Pará ICSA/Unifesspa)
Francisca Maria Cerqueira da Silva (Prof. Ma. AEE SEDUC)
Havolinne Farias da Silva(Discente de Pedagogia Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Helena do Nascimento Menêses (Professora do AEE/SEMED/Marabá)
Leonardo Pereira dos Reis (Discente de Letras Inglês Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Lorena Castro Reis (Bolsista Discente de Geografia Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (Prof. Dra. NAIA/Unifesspa )
Juliana Souza da Fonseca (Discente de Pedagogia intervalar Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Marcela Sabino Pessoa (Discente de Engenharia Civil Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Marlucia Peixoto Oliveira (Discente de Pedagogia intervalar Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Ronaldo Barros Ripardo (Prof. Dr. Instituto ICE Unifesspa)
Rosângela Barbosa Sá (Professora do AEE/SEMED/Marabá)
Rosilene Rodrigues Prado (Professora Ma. UFPA/Belém)
Walkyria de Araújo Milhomem (Prof. Esp. AEE SEMED/URE colaboradora externa)
Comissão de Apoio Cultura e Divulgação
Cremilda Peres Cangussu de Abreu (Prof. Esp. APAE / SEMED / URE colaboradora externa)
Diógenes Henrique de Siqueira Silva (Prof. Dr. IESB/Unifesspa)
Dourival Marques de Oliveira (Prof. APAE colaborador externo)
Gerlina Cunha Vieira (Discente de Ciências Sociais Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Jéssica Tayane Soares Teixeira (Discente do curso de Letras Português da Unifesspa)
Lenara Antão de A. Ribeiro Souza (Dpto. de Educação Especial SEMED/Marabá colaborador externo)
Lílian Viana Freire (Promotora da 13ª Promotoria de Justiça e Direitos Humanos, Órfãos, Interditados, Incapazes, Pessoas com Deficiência e Idosos de Marabá colaboradora externa)Márcia Maria Neres da Silva (Profa. da APAE colaboradora externa)
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (Prof. Dra. NAIA/Unifesspa )
Rafaela da Paixão Gurjão (Psicologa Esp. SEDUC/SEMED colaborador externo)
Osevânia Araújo Gurgel (Prof. Esp. SEMED colaboradora externa)
Renan Torres da Costa (Discente de Letras Português Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Thayná Cristina Dias (Discente de pedagogia intervalar Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Comissão de Infraestrutura
Águida Batista Andrade (Discente de Pedagogia Bolsista PIBIC NAIA/ Unifesspa)
Ana do Socorro Barbosa Pimentel (Prof. Esp. APAE colaboradora externa)
Andrey Reis dos Santos (Discente de História Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Carlos Eduardo Calixto de Araújo (Discente de Engenharia da Computação Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Celma Rocha Silva (Técnica em assuntos Educacionais Campus Xinguara/UNIFESSPA)
Edneia Dias Vaz (Profa. do AEE colaboradora externa)
Lennon Ramon Paixão Correia (Discente de Engenharia Mecânica Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Luciano Gonçalves de Souza (Prof. AEE colaboradora externa)
Lucilene Silva de Sousa (Profa. do AEE colaboradora externa)
Marciene Shirllayme Vilhena Sousa (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Melice Marinho Santana (Profa. do AEE colaboradora externa)
Noeme da Silva do Nascimento (Profa do AEE colaboradora externa)
Surama Cunha de Souza (Profa. SEMED/AEE colaboradora externa)
Comissão de Acessibilidade
Ademar A. dos Santos (Presidente da Adevismar e discente de História/UNIFESSPA)
Alessandra Christina Muniz de Oliveira (Profa. do CAP/SEMED colaboradora externa)
Anderson Penalva de Oliveira (Discente de Matemática Unifesspa)
Eline Maiara Belém de Mesquita (Discente de Pedagogia NAIA/ Unifesspa)
Fábio da Silva Pereira (IFPA/Tradutor e Interprete colaborador externo)
Hosana Lima De Paula (Técnica Pedagógica Unifesspa/PROEG)
Hugo Freire Araújo (Prof. AEE SEMED colaborador externo)
Joseane Maria Santos Soares de Aguiar (Prof. Esp. AEE SEMED colaboradora externa)
Kátia Cunha da Silva (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Leandro Ferreira da Silva (Professor IFPA/Redenção colaborador externo)
Nacélio de Souza Madeiro (Discente de Ciências Socias Unifesspa)
Osevânia Araújo Gurgel (Prof. Esp. SEMED colaboradora externa)
Priscila Mota Reis (Discente de Letras Português Bolsista NAIA/Monitoria)
Silmara Pereira de Almeida (Discente de Letras Português Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Sheila Kaline Leal da Silva (Técnica PROEX/UNIFESSPA)
Pollyanna Santos de Carvalho (Discente de Ciências Sociais NAIA/ Unifesspa)
Rosimar Aquino Dias (Professor do AEE colaborador externo )
Walber Christiano Lima da Costa (Prof. Doutorando Campus de Santana do Araguaia Unifesspa)
Comissão de Patrocínio
Cremilda Peres Cangussu de Abreu (Prof. Esp. APAE / SEMED / URE colaboradora externa)
Diógenes Henrique de Siqueira Silva (Prof. Dr. Instituto IESB Unifesspa)
Dourival Marques de Oliveira (Professor APAE colaborador externo)
Silvana Sousa Marques (Assistente Social Esp. APAE colaboradora externa)
Gerlina Cunha Vieira (Discente de Ciências Sociais Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Lenara Antão de A. Ribeiro Souza (Dpto. de Educação Especial SEMED/Marabá colaborador externo)
Lílian Viana Freire (13ª Promotoria de Justiça de Direito Humanos Marabá)
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (Profa. Dra. NAIA/UNIFESSPA)
Rafaela da Paixão Gurjão (Técnica/SEMED colaboradora externa)
Renan Torres da Costa (Discente de Letras Português Bolsista Monitoria NAIA/ Unifesspa)
Sandra Silvia Araújo Mesquita da Silva (Profa. da APAE colaboradora externa)
Silvana Marques (Assistente Social APAE colaboradora externa)
Suelena Miranda (Profa. do AEE SEMED e 4ª URE colaboradora externa)
Tháyna Cristina Dias (Discente de Pedagogia Bolsista Monitoria NAIA/Unifesspa)
Tecnologia, Comunicação e Informação
(ASCOM Unifesspa)
Antônia Silva de Sousa (Técnico de Tecnologia da Informação Unifesspa CETIC Unifesspa)
Voluntários - Acessibilidade
Ariane Gomes Campbell (Discente de Geografia Unifesspa)
Jamylla Teixeira Leite (Discente de Letras Português Unifesspa)
Poliane P. do Nascimento (Colaboradora externa)
Claudiane dos Santos da Silva (Discente de Pedagogia Intervalar Unifesspa)
Evanir de Fátima Fernandes Lopes (Discente Pedagogia intervalar Unifesspa)
Leiliane Mendes Lima (Discente Pedagogia intervalar)
Cristiane Oliveira Ferreira (Discente de Letras Português Uniefsspa)
Voluntários - Infraestrutura
Lucas de Sousa Costa (Discente de Ciências Naturais Unifesspa)
Elson Pereira de Almeida (Discente de Geografia Unifesspa)
Francisco Silva e Silva (Discente de Educação Física Unopar / servidor da APAE)
Marileide Lima de Freitas (Discente de Pedagogia Uniasselvi /servidora da APAE colaboradora externa)
Rômulo de Sousa Máximo(Discente de Geografia Unifesspa)
Terezinha da Silva Cardoso Costa (Pedagoga Esp. Voluntária na APAE colaboradora externa)
Keila Messias Martins (Discente Pedagogia Unifesspa)
Thyciane Silva Lima (Discente de Pedagogia intervalar Unifesspa)
Elisangela Lima Freitas (Discente de Letras Português Uniefsspa)
Voluntários – Secretaria
Daiane Silva da Costa (Discente de Letras Português Unifesspa)
Kathlen Ravenna Fernandes Borges (Discente de Letras Português Unifesspa)
Voluntários – Sistematização
Ana Lucia Cavalcante da Silva (Colaboradora externa)
Arte Gráfica do Evento
Diógenes Henrique de Siqueira Silva (Prof. Dr. Unifesspa)
Adham Felipe Cavalcante da Silva
Camila Mota Reis
Mariane Lopes da Paixão
O III Congresso Paraense de Educação Especial - III CPEE, aconteceu no município de Marabá, na região sudeste do estado do Pará. O evento foi realizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, através do seu Núcleo de Acessibilidade e Acadêmica – NAIA e Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de Formação, Políticas e Práticas de Educação Inclusiva e Acessibilidade/UNIFESSPA, tendo como responsável a coordenadora Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo que conta com a colaboração de uma equipe com cerca de 80 profissionais da área de Educação Especial, bolsistas, voluntários e parceiros do NAIA (Seduc /URE, SEMED/Marabá, APAE e CAP) integrando a Comissão Organizadora. O evento ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2016, tendo como tema central: A transversalidade da Educação Especial da Educação Básica ao Ensino superior: direitos consentidos e direitos negados, com o objetivo de discutir e divulgar conhecimentos e experiências a respeito da Educação Especial, no Pará e no Brasil, envolvendo profissionais/pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica. A Educação especial é discutida como direito precípuo para o processo de inclusão educacional das pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Com esta temática central, pretende-se analisar os direitos assegurados legalmente e implementados e problematizando as realidades de municípios paraenses e em comparação com municípios do Brasil, quanto aos direitos que têm sido negados, provocados um modelo de inclusão, que exclui por não oferecer as condições dignas e justas de acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade aos alunos público-alvo da educação especial. Pretende-se em suma analisar as políticas instituídas e as políticas negadas no cotidiano da vida escolar dos alunos para se propor caminhos para a superação das práticas de negação de direitos.
Serão disponibilizadas vagas para inscrições com e sem trabalhos. No evento teremos atividades diversas: palestras, mesas redondas, mostra científica com exposições de trabalhos, relatos de experiências, oficinas e minicursos, que compõem uma programação rica em quantidade e qualidade nas temáticas a serem abordadas em sintonia com as demandas de formação, expectativas e necessidades presentes no contexto brasileiro e loco-regional da Amazônia Paraense, através do incentivo aos debates, reflexões, avaliações das políticas, proposições de novas ideias e trocas de conhecimentos e experiências entre os congressistas.
Contaremos com a participação de palestrantes de renome nacional na área, que contribuirão com os debates, avaliação políticas públicas e proposição de alternativas de melhorias na qualidade da escolarização das pessoas com deficiência considerando o seu direito à Educação e garantia de condições de acessibilidade.
Comunicação Oral
A articulação do atendimento educacional especializado-AEE com o ensino comum para o processo de inclusão em duas escolas públicas estaduais de Marabá-Pará. Jaquilene Souza da Silva, Claudiane dos Santos da Silva, Maria Antonia Santos da Conceição, Vanja Elizabeth Sousa Costa Oliveira
A educação do campo com o olhar para a inclusão. Maria Eliane de Lima, Maria José de Souza Barbosa, Deusanete Pinto Machado, Jeferson Willams Alves da Silva, Maria da Paz Demes Gonçalves, Katriene Sousa Martins
Educação do campo e saúde com educandos do curso técnico em agroecologia voltado para os povos indígenas do CRMB: um caminho para auxiliar na inclusão social. Deusanete Pinto Machado, Maria Eliane de Lima
A importância do aluno apoiador no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Andrey dos Reis Santos, Juliana Alves de Souza, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Lúcia Cristina Gomes dos Santos
A inclusão de estudantes com deficiência em assentamentos do sul do Pará: breve análise do censo escolar. Leandro Ferreira da Silva, Allan Rocha Damasceno
Aprodução do espaço citadino em uma urbe Amazônida: efeitos das dinâmicas socioeconômicas para acessibilidade. Antônio Carlos Santos do Nascimento, Eduarda Guimarães Silva, Eduardo Ronildo Costa Dias
Conhecimentos matemáticos construídos a partir de relações dialógicas em uma classe hospitalar. Eunice Maria Figueira Cajango, Elielson Ribeiro de Sales, Marcelo Marques de Araújo, Denise Correa Soares da Mota, Gilda Maria Martins Maia Saldanha
Considerações sobre a formação de professores e a educação especial e a terminalidade específica de alunos com deficiência intelectual. Josiane Beltrame Milanesi, Enicéia Gonçalves Mendes
Contribuições de casos de ensino na formação continuada de professores do atendimento educacional especializado. Marciene Shirllayme Vilhena Sousa, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Desdobramentos do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais e os alunos com deficiência intelectual. Josiane Beltrame Milanesi, Enicéia Gonçalves Mendes
Dificuldades de aprendizagens de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Frank de Sousa Santos
Educação especial no ensino superior e discentes com deficiência: o apoio educacional especializado na Unifesspa. Lorena Reis Castro, Anderson Penalva, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Experiências de monitoria no apoio a discentes com deficiência contribuições a inclusão e à formação dos discentes apoiadores. Eline Maiara Belém de Mesquita, Renan Torres da Costa, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Ferramentas de aprendizagem para alunos com baixa visão: o uso de minhocas nas aulas. Ronald Cristovão de Souza Mascarenhas, Vivian Cristina Moraes de Miranda, Walber Christiano Lima da Costa
Formação continuada à distância com professores do AEE e o uso de casos de ensino. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Enicéia Gonçalves Mendes
Garantias de acessibilidade e permanência de educandos com transtornos e altas habilidades na UFPA. Rosilene Rodrigues Prado, Adriana Fernandes Rodrigues, AmandaCorpes de Sousa, Natália Almeida
Inclusão e acessibilidade no contexto universitário: a formação continuada na percepção de condutores de passageiros da universidade federal do Pará. Carla Adriana Vieira do Nascimento, Cristina Gomes da Silva, Mariane Sarmento da Silva Guimarães, Rosilene Rodrigues Prado
Levantamento das produções científicas divulgadas pela CAPES sobre o ensino da língua inglesa para surdos. Franciany Chaves Waris
O desenho universal e acessibilidade: que equipamentos são esses no transporte hidroviário da Amazônia paraense? Ronielson Santos das Mercês, Priscila Negrão Perdigão, Anderson Madson Oliveira Maia
O ensino da língua inglesa para alunos surdos matriculados no 6º ano/9 do ensino fundamental na escola E.E.E.F. Barão do Rio Branco, em Belém, estado do Pará. Nathalia Cristina Nogueira Gonçalves
O uso dos gestos em espaço escolar. Pâmela do Socorro da Silva Matos
Os direitos das pessoas com deficiência e as políticas de inclusão na Unifesspa. Sheila Kaline Leal da Silva, Bruna do Nascimento Barbosa da Silva, Elen Lima Ivo, Naiara Rodrigues dos Santos Lima, Priscila Dias Pinto
Percepção do estudante com deficiência sobre a utilização do recurso de tecnologia assistiva no contexto universitário: um estudo de caso. Carla Adriana Vieira do Nascimento, Cristina Gomes da Silva, Brenda Soele Souza Matos, Mariane Sarmento da Silva Guimarães, Rosilene Rodrigues Prado
Políticas públicas: a importância da monitoria para inclusão acadêmica e a acessibilidade na Unifesspa. Gerlina Cunha Vieira, Pollyanna Santos de Carvalho, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Programa de apoio ao discente com deficiência no ensino superior: potencialidades e desafios. Havolinne Farias da Silva, Águida Batista Andrade, Silmara Pereira de Almeida, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Protótipo de tecnologia assistiva voltada ao ensino de informática básica para crianças com síndrome de asperger. Alex de Souza Vieira, Warley Muricy Valente Junior, Deiliane Mendanha da Silva Oliveira, Raissa Santos de Souza
Reflexões sobre o atendimento à alunos com deficiência visual e a demanda de transcritores e revisores braille no núcleo de acessibilidade e inclusão social da UFPA. Rosilene Rodrigues Prado, Tatiana Nazaré de Carvalho Artur Barros
Sistema de reconhecimento da grafia braille para a língua portuguesa (PT-BR). Jackson Moreira Oliveira
O uso do multiplano e o ensino de conteúdos matemáticos para alunos com deficiência visual na Unifesspa. Andrey dos Santos Reis, João Victor de Assis Peres, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Lúcia Cristina Gomes dos Santos
A formação de professores que atuam com alunos surdos no ensino regular do município de Marabá-Pa: sugestões e práticas pedagógicas para inclusão. Helena do Nascimento Menêses
Atuação do núcleo de acessibilidade e inclusão acadêmica da Unifesspa e seus impactos. Gabriele Alves da Silva, Lorena Reis Castro, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Educação matemática e libras: relatos e memórias de um professor de matemática. Edson Pinheiro Wanzeler, Rodrigo da Silva Conceição, Karem Keyth de Oliveira Marinho, Mônica Helena Martins Gentil, Blunilde Brito Bernardo Brasil
Estimulação sensorial e motora através das práticas aquáticas: uma promoção as capacidades funcionais nos autistas. Dourival Marques de Oliveira, Janaína Cristaldo Colombo Ferreira dos Santos, Sandra Silvia Araújo Mesquita da Silva
Inclusão e acessibilidade para uma aluna cega no curso de nutrição da UFPA: relato de experiência. Lângela dos Santos Carmo, Rosilene Rodrigues Prado, Graziela dos Santos Ferreira, Arlete Marinho Gonçalves, Glaubia Rodrigues Amaral
O uso do tangram para se aprender figuras geométricas: um relato de experiência em uma classe de alunos surdos no município de Belém. Cristina Maria da Silva Lima, Marcelo Marques de Araújo, Elielson Ribeiro de Sales, Eunice Maria Figueira Cajango
O papel do pedagogo em uma unidade educacional especializada: desafios e possibilidades no processo educacional de uma aluna cega associada. Nathalia Cristina Nogueira Gonçalves
O uso do tabuleiro de decimais em uma classe inclusiva: um relato de experiência sobre uma metodologia pedagógica voltada aos alunos com deficiência visual. Marcelo Marques de Araújo, Elielson Ribeiro de Sales, Eunice Maria Figueira Cajango, Sabrina do Socorro Marques de Araújo
Possibilidades e limites para uma intervenção com garantias de acessibilidade e permanência com sucesso dos educandos com TFE, TGD e Altas Habilidades na UFPA. Rosilene Rodrigues Prado, NatáliaAlmeida, Amanda Corpes, Adriana Fernandes Rodrigues
Práticas educacionais inclusivas com um aluno com necessidades educacionais especiais em uma escola pública de Belém do Pará. Ronielson Santos das Mercês, Elinalda da Silva Moreira
Promotoria de Justiça da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Marabá-PA: atuação no período de abril de 2015 a setembro de 2016. Lílian Viana Freire, Jaqueline Nunes Gonçalves
Sensibilização da Comunidade Escolar Como Ferramenta na Inclusão de Alunos com Deficiência Física na Rede Municipal de Ensino de Belém-Pa: Um Relato De Experiência. Rafaela Cunha Baía Florenzano, Tâmara Furtado da Silva
Relato de experiência de trabalho na educação especial do Rio Grande do Sul. Márcia Dias Cernicchiaro
Como a neuropsicopedagogia aperfeiçoa a aprendizagem na educação especial em Marabá. Angela Maria Rodrigues Borges
O assistente social no hospital municipal de Marabá: um profissional de saúde Cynthia Hoana Pinto Pena
Redes Sociais