Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Edição 2015

Anais do 2° Congresso Paraense de Educação Especial

v.2 (2015) 


Capa

             Capa Anais

 


Expediente

 

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Reitor: Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro
Vice-reitor: Prof. Dr. João Crisóstomo Weil Albuquerque Costa
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica
Coordenadora: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Editor Responsável
Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Editores Assistentes
Lúcia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária – NAIA/UNIFESSPA)

Conselho Consultivo
Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo 
Prof. Dr. Diógenes Henrique de Siqueira Silva (Prof. Dr. IESB/Unifesspa)
Prof. Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa (Prof. Ma. ICH/Unifesspa)
Lúcia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária – NAIA/UNIFESSPA)
Thaisa Teixeira Ferreira Campos ( Pedagoga Técnica em Assuntos Educacionais PROEG/DIRENS/ Unifesspa)
Prof. Ma. Josiane Beltrame Milanesi (Pedagoga, Mestra e doutoranda/UFSCAR)

Apoio e Parceria:
Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual  CAP
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marabá  APAE
Secretaria Municipal de Educação SEMED  Marabá
4ª Unidade Regional de Educação  4ª URE

Colaboração e Patrocínio

 Faculdade Metropolitana

 

Conselho de Pareceristas

Acadêmico-Científica
Francisca Mª Cerqueira da Silva (Prof. Ma. SEMED)
Lucia Cristina Gomes dos Santos (Bibliotecária Esp. Unifesspa)
Vanja Elizabeth Sousa Costa (Prof. Ma. Unifesspa)

Secretaria e Credenciamento 
Marciene Shirllayme V. Sousa  (Discente pedagogia Bolsista PIBIC Unifesspa)
Gabriele Alves da Silva (Discente Letras Português Bolsista PIBEX Unifesspa)
Rosilene da Silva Sarges (Prof. Ma. SEMED / 4ª URE colaboradora externa)
Suelene Miranda (Prof. Esp. 4ª URE colaboradora externa)
Thaísa Teixeira Ferreira Campos (Pedagoga Esp.  Unifesspa PROEG colaboradora)
Thaliany Rodrigues de Arruda dos Santos (Assistente Administrativo  Unifesspa)
Vanessa  dos Santos Costa (Discente de Psicologia  Bolsista Administrativa Unifesspa)
Lorena Costa Vieira (Discente de Matemática  Bolsista Administrativa Unifesspa)
Ivonilce Brelaz da Silva (Pedagoga Esp. PROEX / Unifesspa colaboradora)

Comissão Sistematização
Havolinne Farias da Silva (Discente de Pedagogia Bolsista Monitoria Unifesspa)
Walkyria de Araújo Milhomem (Prof. Esp. AEE SEMED/URE colaboradora externa)
Alessandra Santos Nunes (Prof. Esp. AEE SEMED colaboradora externa)
Elaine Cristine S. Cavalcante (Prof. Esp. AEE SEMED colaboradora externa)
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (Prof. Dra. NAIA / Unifesspa )
Marcos Mascarenhas Barbosa Rodrigues (Prof. Me. ICH / Unifesspa colaborador)

Infraestrutura e Cultura 
Osevânia Araújo Gurgel (Prof. Esp.  SEMED colaboradora externa)
Anderson Penalva de Oliveira (Discente de Matemática  Bolsista PIBEX)
Lucilene Silva de Souza (Prof. Esp. AEE SEMED colaboradora externa)
Águida Batista Andrade (Discente de Pedagogia Bolsista Monitoria Unifesspa)
Luciano Gonçalves de Souza (Prof. Esp. AEE  SEMED colaborador externo)
Maria Monteiro de Almeida (Discente de Pedagogia  Bolsista de PIBIC Unifesspa)
Rosiane Gonçalves Ferreira (Prof. SEMED colaboradora externa)

Comissão de Acessibilidade
Joseane Maria Santos Soares de Aguiar (Prof. Esp. AEE SEMED colaboradora externa)
Márcio da Silva Ribeiro (Prof. Esp. Mestrando Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual  CAP Colaborador externo)
Iracelma Silva Costa (Prof. Esp. AEE  SEMED colaboradora externa)
Osevânia Araújo Gurgel (Prof. Esp.  SEMED colaboradora externa)
Edina Maria Silva Brandão (Pedagoga SEMED colaboradora externa)
Silmara Pereira de Almeida (Discente de Letras Português Bolsista Monitoria Unifesspa)
Nacélio de Souza Madeiro (Discente de Ciências Socias Unifesspa)
Hugo Freire Araújo  (Prof. AEE SEMED colaboradora externa)
Rosana da Silva Dias (Discente de Ciências naturais Unifesspa)

Comissão de Patrocínio
Cremilda Peres Cangussu de Abreu (Prof. Esp. APAE / SEMED / URE colaboradora externa)
Silvana Sousa Marques (Assistente Social Esp. APAE colaboradora externa)
Ana do Socorro Barbosa Pimentel (Prof. Esp. APAE colaboradora externa)
Luiz Cláudio (UNIFORÇAS)
Nacélio de Souza Madeiro (Discente de Ciências Sociais Unifesspa)

Tecnologia, Comunicação e Informação
Charles Pitter da Silva Sarges (Técnico em informática - ASCOM Unifesspa)
Rogério Rômulo da Silva (Analista Unifesspa CETIC Unifesspa)

Voluntários - Acessibilidade
André dos Santos Oliveira (Discente de Ensino médio Escola Pequeno Príncipe colaborador externo)
Eline Maiara Belém de Mesquita (Discente do Ensino Médio Colaborador externo)
Edilene da Silva (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Erlania Costa dos Santos (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Leiliane Mendes Lima (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Poliane Pereira do Nascimento (Discente do Ensino Médio Colaborador externo)
Sulair Gomes de Souza Nunes (Discente de Serviço Social Unip /Colaborador externo)
Amanda Gabriela Lopes Ramos (Discente de Letras Português Unifesspa)
Agatha Campos de Araújo (Aluna do Ensino Médio)

Voluntários - Infraestrutura
Andrey Reis dos Santos (Discente de História Unifesspa)
Antônio Francisco Silva Leal (Prof. Pós-graduado em Engenharia de Produção Metropolitana)
Eliene da Silva Carvalhedo (Discente de Fisioterapia da Metropolitana colaboradora externa)
Elson Pereira de Almeida (Discente de Geografia Unifesspa)
Francisco Silva e Silva (Discente de Educação Física Unopar / servidor da APAE)
Marileide Lima de Freitas (Discente de Pedagogia Uniasselvi /servidora da APAE colaboradora externa)
Rogerio Tavares da Silva (colaborador externo)
Romulo de Sousa Máximo (Discente de Geografia Unifesspa)
Rosirene Campos de Carvalho (Paróquia dos Capuchinhos  Coord. do grupo musical da igreja)
Terezinha da Silva Cardoso Costa (Pedagoga Esp. Voluntária na APAE colaboradora externa)
Wêdylla Saara Brandão da Silva (Discente de Saúde Coletiva Unifesspa)

Voluntários – Secretaria
Daiane Silva da Costa (Discente de Letras Português Unifesspa)
Ellen Miquesia Belém Reis (Discente de Educação física Metropolitana colaboradora externa)
Lucas de Souza Costa (Discente de Ciências Naturais Unifesspa)
Ariane Gomes Campbell (Discente de Geografia Unifesspa)
Ana Lucia Cavalcante da Silva (Colaboradora externa)

Voluntários – Sistematização
Jessica Tayane Soares Teixeira (Discente de Letras Português Unifesspa)
Ana Rosa Guimaraes Silva (Pedagoga Esp. SEMED colaboradora externa)
Elisangela Lima Freitas (Discente de Letras Português Unifesspa)
Giovânia de Fatima Sá Ferreira (Prof. AEE SEMED colaboradora externa)
Jane da Silva França (Discente Educação do Campo Unifesspa)
Jaquilene Souza da Silva (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Juliana Araújo de Oliveira (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Lorena Reis Castro (Discente de Geografia Unifesspa)
Luciana Garcia Lima (Discente de Pedagogia Unifesspa)
Maria do Carmo Carvalho Balieiro Filha (Discente de Pedagogia Unifesspa) 
Poliana Vieira Pinheiro (Discente de Fisioterapia  Metropolitana colaborador externo)

Arte Gráfica do Evento
Charles Pitter da Silva Sarges (Técnico Unifesspa)
Jairon Queiroz (Analista Colaborador Externo)

Assistentes Editoriais
Adham Felipe Cavalcante da Silva 
Camila Mota Reis 
Mariane Lopes da Paixão


Editorial


Os Anais do II Congresso Paraense de Educação Especial, em seu primeiro número publicado, apresentam-se trazendo contribuições importantes à educação especial na sua transversalidade da educação básica ao ensino superior.  Considerando os 8 eixos temáticos que o evento II Congresso Paraense de Educação Especial elencou para o envio de trabalhos de pesquisas, relatos de experiência e propostas didáticas em oficinas e minicursos, reúnem-se uma diversidade de produções cientificas com múltiplos enfoques de temas e tipos de abordagens adotadas pelos autores.

    Cada trabalho, seguem as diretrizes e normativas prescritas para os Anais, e expressa o compromisso dos autores em contribuírem com a orientação de políticas públicas voltadas para as reais demandas das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. 
Os trabalhos, aqui publicados, retratam os principais focos de interesses de pesquisadores e profissionais que atuam na área de Educação Especial, contribuindo, sobremaneira, para o avanço nos conhecimentos e práticas, assim como favorece a disseminação das informações atualizadas a respeito dessa importante discussão que envolve o Direito das pessoas com deficiência à educação, em especial.
    Foram enviados, avaliados e apresentados trabalhos, dos quais 10 na categoria de Comunicação Oral, 05 no formato de Relatos de Experiências, 06 como Oficinas e 04 como Minicursos, envolvendo autores de diversos estados do Brasil e principalmente do Pará. 
   No eixo Acessibilidade e Educação Especial, os autores sistematizaram estudos que correlacionava o direito a acessibilidade pedagógica, arquitetônica e na comunicação e informação que contribuíram para debates e reflexões sobre as condições acessíveis necessárias para garantir a efetivação de direitos dos alunos público alvo da educação especial.
    O debate sobre Formação de recursos humanos em Educação Especial, abrangeu um número significativo de trabalhos, que apresentaram diferentes enfoques de pesquisa sobre a formação de professores para a educação inclusiva e especialistas para a educação especial. Tematizou-se a política de formação de professores e destacando a premência de mais espaços formativos que contemplem as reais necessidades formativas dos professores e os desafios da prática pedagógica na escolarização dos alunos público alvo da educação especial.
    No que concerne às Políticas públicas e direitos da pessoa com deficiência, as produções científicas versaram sobre as legislações a respeito do direito à educação, direitos sociais mais amplos e como se efetivam ou não na prática cotidiana, importante contraponto para se avaliar a materialidade das políticas públicas voltadas para o público com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.
    As Práticas pedagógicas com alunos público-alvo da Educação Especial, trazem problematizações, relatos analíticos e proposições de alternativas pedagógicas para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos público alvo da educação especial. A temática de Relações familiares do público-alvo da Educação Especial, crucial para a qualidade dos serviços em educação especial e processo de escolarização, explorou vários aspectos a se considerar para o sucesso nos progressos com os alunos nas diferentes tipologias de deficiência, transtornos e superdotação.
   No eixo temático Tecnologia Assistiva e Educação Especial, produções científicas diversificadas, abordaram uma variedade de tecnologias aplicadas a educação especial para fins de favorecer o processo de internalização de conhecimentos, assim como vida diária das pessoas com deficiência. Um conjunto de trabalhos, abordaram cientificamente, Experiências pedagógicas e institucionais em Educação Especial, descreveram e analisaram práticas de inclusão e transversalidade da educação especial na educação básica ao ensino superior, assim como instituições especializadas que realizam um trabalho na perspectiva da educação inclusiva que propiciam avanços nas práticas com o público de alunos alvo dos debates.
  Com o eixo temático: Educação Especial na Educação do Campo, rompe-se com um silêncio histórico com a interface da educação especial e educação do campo. As produções científicas ilustram o cenário de negação de direitos e as tímidas propostas de avanços nesta área. São pontuados vários aspectos que merecem novas pesquisas e intensas reflexões e problematizações.
   Assim, apresentamos os eixos debatidos nesta produção que reúne inúmeros trabalhos científicos, teóricos e práticos na área de Educação Especial nesta edição dos Anais que contou com as análises e contribuições de autores de diferentes campos de atuação que enriquecem as leituras científicas e proposições práticas que poderão nortear políticas educacionais na área de Educação Especial: política de educação inclusiva, formação de professores e ainda contribuir com o processo de escolarização qualificado dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.


Sumário



Comunicação Oral

 
UM GUIA UBÍQUO PARA ACESSIBILIDADE DOS DEFICIENTES VISUAIS DO CAMPUS I
Anna Karla dos Santos Samaritano; Leila Witzel; José Santos Barreto
 
A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A ACESSIBILIDADE COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL
Edinaldo Bomfim Sales; Márcio da Silva Ribeiro; Silvana Sousa Marques
 
 
 
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS
Jessica de Oliveira Reis; Josiel de Oliveira Batista
 

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo; 

Katia Regina Moreno Caiado
 

Marciene Shirllayme Vilhena Sousa; 

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
 
Huber Kline, 

Helen Nazaré Silva Amaral, 

Soraia Silva Fernandes
 
Marciene Shirllayme Vilhena Sousa; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
 
Maria José Costa Faria, Rafaela da Paixão Gurjão, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
 

Mayara Barbosa Sindeaux Lima; 

Ayrk Zamiske Alves Lira; 

Maria Risonete do Nascimento Monteiro; 

Simone Souza da Costa Silva
 
A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO EM MARABÁ/PA
Cremilda Peres Cangussu de AbreuNacélio Souza Madeiro; Silvana Sousa Marques
 
 
Rosilene da Silva Sarges; Maria Eduarda MargarethPires; Adalberto da Cruz Lima
 
 

Mini Cursos

DIÁLOGOS E CONCEPÇÕES: ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Águida Batista Andrade; Havolinne Farias da Silva
 
 
PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA DA CELA BRAILLE E SOROBAN: COMO USÁ-LOS
Anderson Penalva de Oliveira; Nacélio Souza Madeiro
 
 
LIBRAS: REFLEXÕES E ANÁLISES DO DECRETO 5.626/2005 EM SEUS 10 ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO NAS REDES DE ENSINO
Carmensenilda Silva Sousa; Claudiane dos Santos da Silva; Keila Messias Martins; Vanja Elizabeth Sousa Costa Oliveira
 
Ivonilce Brelaz da Silva
 
Francisca Maria Cerqueira da Silva
 
O USO DE TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Márcio da Silva Ribeiro; Edinaldo Bomfim Sales; Cristiane Silva de Oliveira
 
 
O DOSVOX NO LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Mônica de Nazaré Carvalho; Dilma Oliveira da Silva
 
 

Relatos de Experiência

MONITORIA NO APOIO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DA UNIFESSPA: APRENDIZAGENS A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Águida Batista Andrade; Havolinne Farias da Silva; Rosana da Silva Dias; Silmara Pereira de Almeida; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
 
PROJETO DE ESPORTES “MARABÁ PARALÍMPICO”
Arionaldo Borges dos Reis; Suelene Miranda de Sousa
 
O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA- NAIA E SUAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO APOIO A POLÍTICAS PÚBLICAS
Gabriele Alves da Silva; Vanessa Santos Costa; Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
 
 
PROJETO: A MATEMÁTICA TRANSFORMANDO VIDAS E PROMOVENDO INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS
Maria Aparecida de Souza Mendes; Maria Laudice dos Santos Araújo
Fim do conteúdo da página