Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes
Início do conteúdo da página

Resultado dos Trabalhos Aprovados

 

Informamos aos autores(as) dos trabalhos que todos os trabalhos foram submetidos a avaliação dos pareceristas (Mestres, Doutores e pós-doutores de diversas univerdaides e instituições do Brasil) que compuseram o Comite Científico do II CPEE. Ressaltamos que alguns trabalhos necessitarão adequar-se as recomendações dos pareceristas para publicação nos Anais do evento. As recomendações serão enviadas diretamente para os e-mails dos autores. Segue o resultado dos trabalhos com informações sobre as a modalidade, datas, horário, salas e orientações para os apresentadores e ministrantes.

 

 

ORIENTAÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES NAS COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

1. Para apresentar o trabalho o(s) autor(es) terão 15 minutos para expor o trabalho, e na sequência será aberto para perguntas, reflexões e sugestões.

2. A quantitdade de expositores, fica a critério dos que compõem a autoria do trabalho, não havendo restrições sobre a quantidade de apresentadores, mantém-se a norma de 15 minutos para a apresentação.

3. Solicitamos que o(s) expositor(es) possam disponibilizar de forma antecipada ao coordenador de sala o arquivo para apresentação.

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 12/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenador de sessão: Rosilene Silva Sarges 

Sala Faculdade Metropolitana – C 12

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

1. Um Guia Ubíquo para Acessibilidade dos Deficientes Visuais do Campus I

Anna Karla dos Santos Samaritano,

Leila Witzel,

José Santos Barreto

Comunicação Oral

2. Monitoria no Apoio aos Discentes com Deficiência da Unifesspa: Aprendizagens a Formação Acadêmica

Águida Batista Andrade

Havolinne Farias da Silva

Rosana da Silva Dias

Silmara Pereira de Almeida

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Relato de experiência

3. Atividades Musicais de Interação com Alunos Surdos: Uma Proposta Desafiadora para Profissionais da Educação Especial

Helena do Nascimento Meneses

Relato de experiência

 4. A Importância da Utilização do Laboratório de Ciências para Alunos Surdos  Jessica de Oliveira Reis
Josiel de Oliveira Batista
 Comunicação Oral

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 12/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenadora de sessão: Vanja Elizabeth Sousa Costa Oliveira

Sala Faculdade Metropolitana – C 13

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

4. Protótipo de Tecnologia Assistiva voltada ao Ensino de Informática Básica Para Crianças Com Síndrome de Asperger

Alex de Souza Vieira

Warley Muricy Valente Junior

Deiliane Mendanha da Silva Oliveira

Raissa Santos de Souza

Comunicação Oral

5. A Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado De Trabalho em Marabá/PA

Cremilda Peres Cangussu de Abreu

Nacélio Souza Madeiro

Silvana Sousa Marques

Comunicação Oral

6. Direitos Humanos, Educação Inclusiva e os Currículos de Formação Inicial de Professores: Um Olhar Sobre o PARFOR

Maria José Costa Faria

Rafaela da Paixão Gurjão

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Comunicação Oral

     

 

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 12/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenadora de Sessão: Francisca Maria Cerqueira da Silva

Sala Faculdade Metropolitana – Auditório

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

7. Práticas Pedagógicas em Turmas Regulares e Multisseriadas Com Alunos Público-Alvo da Educação Especial: uma pesquisa no município de Irituia, Pará.

Francisco Pereira de Oliveira

Helena Oliveira de Lira

Comunicação Oral

8. Educação Especial em Escolas do Campo: Um Estudo Sobre o Sistema Municipal de Ensino de Marabá-PA

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Katia Regina Moreno Caiado

Comunicação Oral

9. Projeto De Esportes “Marabá Paralímpico”

Arionaldo Borges dos Reis

Suelene Miranda de Sousa

Relato de Experiência

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 12/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenador de Sessão: Cloves Barbosa

Sala Faculdade Metropolitana – C 14

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

10. Interdisciplinaridade E Atuação Do Professor Itinerante Na Educação Básica

Ivan Vale de Sousa

Comunicação Oral

11. As Intervenções Psicopedagogias de Alunos Com Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Maria Eny Pereira dos Santos Mesquita

Maria Raimunda Chaves dos Santos

Comunicação Oral

 

   

12. A Potencialidade do Uso de Casos de Ensino Como Estratégia Formativa

Marciene Shirllayme Vilhena Sousa

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Comunicação Oral

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 13/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenadora de sessão: Alessandra Santos Nunes  

Sala Faculdade Metropolitana – C 12

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

13. Cuidadores de Crianças com Paralisia Cerebral em Santarém: Indicadores Sociodemográficos e de Suporte Social

Cuidadores de Crianças com Paralisia Cerebral em Santarém: Indicadores Sociodemográficos e de Suporte Social

Comunicação Oral

14. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Acessibilidade como um Direito Fundamental

Edinaldo Bomfim Sales

Márcio da Silva Ribeiro

Silvana Souza Marques

Comunicação Oral

15. O Olhar Docente Para a Formação de Professor na Inclusão de Alunos Público-Alvo da Educação Especial: Uma Pesquisa na Escola Municipal De Ensino Infantil E Fundamental Vicente De Paula Queiroz, Irituia, Pará

Glaydson Renan de Almeida Sousa

Helena Oliveira de Lira

Izabel Cecília Farias de Oliveira

Comunicação Oral

16. Implantação do Centro de Atendimento Educacional Especializado

Maria Laudice dos Santos Araújo

Leia Rodrigues de Sousa

Relato de Experiência

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 13/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenadora de sessão: Francisca Maria Cerqueira da Silva 

Auditório da Faculdade Metropolitana

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

17. Educação bilíngue de surdos: desafios para a formação de professores

Rúbem da Silva Soares

Comunicação Oral

18. A Interface da Educação Profissional e Tecnológica e a Educação Para Surdos no Pronatec

Leandro Ferreira da Silva

Bruno Gonçalves Carneiro

Comunicação Oral

19. A Importância da Sala de Recursos Multifuncionais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Sônia de Oliveira Rodrigues

Josiel de Oliveira Batista

Enilva Maria Belém Rosa

Comunicação Oral

20. A Matemática Transformando Vidas E Promovendo Inclusão De Alunos Surdos

Maria Aparecida de Souza Mendes

Relato de Experiência

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 13/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenadora de sessão: Marilza Sales Costa

Sala Faculdade Metropolitana – C 13

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

21. Análises e Reflexões Sobre a Inclusão Escolar de Alunos Surdos no Ensino Regular

Huber Kline Guedes Lobato

Helen Nazaré Silva Amaral

Comunicação Oral

22. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica- Naia e Suas Práticas Extensionistas no Apoio a Políticas Públicas

Gabriele Alves da Silva

Vanessa Santos Costa

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Relato de Experiência

23. A Educação Física no Instituto Felipe Smaldone: Limites e Possibilidades das Aulas de Educação Física com Alunos Surdos

Gabriel Pereira Paes Neto

Kamilly Nair da Silva Campos

Comunicação Oral

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIENCIA NO DIA 13/11/15

DAS 16:00 h as 18:00 h

Coordenador de sessão: Leonardo Cabral

Sala Faculdade Metropolitana – C 14

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORES

MODALIDADE

24. A Educação a Distância e o Uso de Casos de Ensino na Formação de Professores Especialistas: Uma Análise Inicial

Marciene Shirllayme Vilhena Sousa

Lucélia Cardoso Cavalcante

Comunicação Oral

25. A Formação de Professores Dentro de Uma Ação Inclusiva na Realidade Municipal de Itupiranga – Pa.

Amanda de Nazare Almeida Gomes Silva

Rudilane Silva de Freitas

Comunicação Oral

26. Escola Inclusiva: Um Diagnóstico Do Estado Atual Na Ure 4 No Município de Marabá no Estado do Pará e Perspectivas Para o Futuro

Rosilene da Silva Sarges

Comunicação Oral

 

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS OFICINAS E MINICURSOS

 

1. O material didático e recursos a serem utilizados nas oficinas e minicursos, são de inteira responsabilidade dos ministrantes. Poderão negociar a reprodução de cópias de materiais com os próprios participantes. A organização do evento, não se responsabiliza por fornecer os recurso materiais, apenas datashow, notebook e temos 3 caixas de amplicadas, caso sejam solicitadas.

2. Ficar atento para os horários de início e término das atividades, bem como a frequencia doa participantes para efeito de emissão de certificados.

 

 

OFICINAS

DIAS 12/11/15 - horário das 14:00h as 16:00h

Dia 13/11/15 - horário das 09:00 as 12:00h

 

OFICINAS

Dia: 12/11/2015 no horário das 14:00 as 16:00h

Dia: 13/11/2015 no horário das 08:00 as 12:00h

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR (ES)

SALA

1

Proposta de Construção Alternativa da Célula Braille e Soroban: Como Usá-Los

Anderson Penalva de Oliveira

Nacélio Sousa Madeiro

C 13

2

Dinâmicas e Práticas Pedagógicas Vivenciadas Do Atendimento Educacional Especializado - Aee nas Escolas Municipais Terezinha Souza Ramos E Albertina Sandra Moreira Dos Reis Em Marabá

Beatriz Amorim dos Santos Peres

Daiany Maria Silva do Carmo

Maria Georgina Pinheiro da Silva

Maria Georgina Pinheiro da Silva

C 14

3

Práticas Pedagógicas Desenvolvidas com Alunos Cegos e Baixa visão na Rede Municipal de Ensino no Município de Jacundá - PA

Cleide Aparecida Clemente Andrade

Rosana Cristina Costa Dos Santos

C 15

4

Oficina de Libras “Mãos Que Falam”

Iracelma Silva Costa

Hugo de Araújo Freires

C16

5

Oficina de Elaboração de Projetos Sociais

Ivonilce Brelaz da Silva

C 17

6

Tecnologia Assistiva Para Inclusão do Alunocom Deficiência Físicanas Atividades Lúdicasem Educação Infantil

Luisiane Assunção da Silva Vale

C 18

7

Recursos Didáticos para Ensino de Matemática Para Alunos com Necessidades Especiais da Educação do Campo

Maressa Maria de Moraes Parizi

Narciso das Neves Soares

C 19

8

O Dosvox no Letramento de Alunos com Deficiência Intelectual      

Monica de Nazaré Carvalho

Dilma Oliveira da Silva

C 20

 

MINICURSO

 

MINICURSOS

Dia: 12/11/2015 no horário das 14:00 as 16:00h

Dia: 13/11/2015 no horário das 08:00 as 12:00h

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR (ES)

SALA

1

Confecção de Lembrancinhas Escolares com Recicláveis

Alessandra Santos Nunes

Helena do Nascimento Menêses

C 01

2

Práticas De Letramento De Alunos Com Surdez na Perspectiva Bilíngue em Espaços de AEE

Francisca Maria Cerqueira da Silva

C 04

3

Diálogos e Concepções: Altas Habilidades Ou Superdotação

Águida Batista Andrade

Havolinne Farias da Silva

C 05

4

Libras: Reflexões E Análises Do Decreto 5.626/2005 Em Seus 10 Anos De Implemetação Nas Redes De Ensino

Carmen senilda Silva Sousa

Claudiane dos Santos da Silva

Keila Messias Martins

Vanja Elizabeth Sousa Costa Oliveira

C 06

5

Jogos Cooperativos numa Perspectiva Inclusiva

Lucilene Silva de Souza

Noeme da Silva do Nascimento

C 07

6

O Uso de Tecnologias na Produção de Materiais Acessíveis para Deficientes Visuais

Márcio da Silva Ribeiro

Edinaldo Bomfim Sales

Cristiane Silva de Oliveira

C 08

7

Alfabetização da Pessoa com Autismo: Proposta de Metodologias Através de Técnica Aba e Programa TEACCH

Édna Queiroz Andrade

Rosa Maria dos santos Tavares

Sandra Silvia Araújo Mesquita da Silva

Silane Alice Sales

C 12

8

 

 

 

Fim do conteúdo da página