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Submissão

 

 

INSTRUÇÕES E NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A Comissão Acadêmica do V CPEE informa que as inscrições ocorrerão via site do Sigeventos da Unifesspa e ressalta a todos (as) os participantes que deverão realizar a inscrição dentro dos prazos especificados com duas possibilidades:

-   Como participante sem trabalhos (ouvinte)

-   Como participante com trabalhos (Minicurso, Oficina, Trabalho Completo para Comunicação Oral e/ou Relatos de Experiências, Pôster)

 

Na V Edição do CPEE, será cobrada uma taxa de inscrição para pagar os gastos com o evento.

Serão abertas inscrições para 600 pessoas e quando esse número for alcançado, as inscrições serão encerradas.

Cada inscrito tem direito de enviar dois trabalhos como autor e participar de um minicurso ou uma oficina, das palestras centrais, mesas redondas de livre escolha e das sessões de comunicação oral e exposição de trabalhos.

A inscrição garante o recebimento de uma pasta de congressista, contendo: bloco de anotações, caneta e programação.

Atenção: A aprovação do trabalho não garante a inscrição. O autor tem que fazer sua inscrição no site.

Não serão devolvidas as taxas de inscrições de autores que não tiveram seus trabalhos aprovados e nem se houver desistência de participação do evento.

Somente depois de efetuar o pagamento da inscrição no congresso será confirmada a inscrição e será possível escolher um minicurso ou oficina.

Qualquer dúvida entrar em contato: E-mail: cpeesecretaria@gmail.com Telefone: (94)2101-7128 - Endereço: Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, s/n.

- Nova Marabá. CEP: 68.507.590. Marabá - Pará - Brasil.

 

1.          Sobre o processo de inscrições

 

As inscrições serão realizadas on-line através do link https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2018,               e também no NAIA. O comprovante de pagamento e documento que ateste a categoria de aluno de graduação, deverá ser enviado para o e-mail: cpeesecretaria@gmail.com.

 

2.          Sobre o pagamento da taxa

 

A taxa de inscrição no evento está descriminada abaixo, conforme a data de inscrição e data do pagamento e categoria do participante no evento:


 

Período – 20/07/18 até 20/08/2018

Estudantes de graduação R$ 25,00

Outras categorias (profissionais em geral, estudantes da Pós-Graduação, pessoas interessadas em participar do evento)

R$ 40,00

 

Período – 21/08 até 15/10/2018

Estudantes de graduação R$ 35,00

Outras categorias (profissionais em geral, estudantes da Pós-Graduação, pessoas interessadas em participar do evento)

R$ 55,00

 

O depósito do valor deverá ser feito na conta da Coorganizadora do evento, a Faculdade Metropolita de Marabá, conforme dados Bancários: Banco do Brasil, Agência nº 0565-7, Conta Corrente nº 99418-9. O depósito será identificado por meio do CPF.

A organização do V CPEE não se responsabiliza por erros ou equívocos cometidos no depósito do valor da taxa de inscrição.

 

IMPORTANTE: No dia 16/10/2018 as inscrições e pagamento serão realizados necessáriamente no NAIA/Unifesspa, localizado na Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, s/n, sala 12. Nova Marabá. CEP: 68.507.590. Marabá - Pará - Brasil. Já no dia 17/10/2018, as inscrições serão realizadas apenas no local do evento, ficando condicionada ao número de vagas.

 

Estudantes de graduação R$ 35,00

Outras categorias (profissionais em geral, estudantes da Pós-Graduação, pessoas interessadas em participar do evento)

R$ 55,00

 

SOBRE INSCRIÇÕES COM TRABALHOS

 

1.        CATEGORIAS DOS TRABALHOS

 

Os trabalhos deverão ser submetidos com base nas seguintes modalidades:

 

A)  Comunicações   Orais    (pesquisas   concluídas   ou    em    andamento com resultados parciais)

 

B)   Relatos de Experiências


 

 

C)   Posters (Pesquisas iniciadas com alguns resultados e/ou relatos de experiências)

 

2.    ORIENTAÇÕES GERAIS

 

Os trabalhos completos (comunicação oral e relatos de experiências) aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento com ISSN. Os Anais do V CPEE, serão disponibilizados em data posterior no formato online no site do evento.

 

2.1.           Os coautores de trabalhos submetidos devem fazer sua própria inscrição conforme os prazos indicados e seguindo as categorias relacionadas a sua participação.

 

2.2.           Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral, relatos de experiências e poster, considerando os 11 eixos temáticos, tendo como base as orientações e normas de cada modalidade.

 

2.3.           Serão publicados nos ANAIS do evento, apenas os trabalhos completos comunicação oral, relatos de experiências e posteres apresentados durante a programação do evento.

 

2.4.           O certificado de autoria e trabalho apresentado será gerado pelo sistema que gerencia o evento e é de responsabilidade do participante fazer o download o certificado no sistema. Destacamos a importância de se ter atenção no momento de cadastrar o trabalho, informando os nomes completos de autoria e coautorias. Qualquer demanda peculiar poderá ser solicitada via e-mail academicacpee@gmail.com ou cpeesecretaria@gmail.com ou via telefone: 94 21017128

 

2.5.           Nas modalidades de comunicação oral e relato de experiências poderão constar até 5 pessoas distribuídas na autoria e coautoria;

 

2.6.           Poderão ser submetidos no máximo dois trabalhos por inscrição como autor principal, considerando as modalidades: comunicação oral, relato de experiênci e poster. Caso submetam oficina ou minicurso estes não serão contabilizados no limite máximo para trabalhos completos (pesquisas e relatos de experiência) e poster. Em relação à coautoria o número de trabalho é ilimitado.

 

DOS EIXOS TEMÁTICOS

1. Deficiência, direitos humanos e políticas públicas

2.  Acessibilidade e Educação Especial


 

3.  Inclusão na Educação Superior

4.  Formação de recursos humanos em Educação Especial

5.  Práticas pedagógicas com alunos público-alvo da educação especial

6.  Famílias de pessoas público alvo da Educação Especial

7.  Tecnologia Assistiva e Educação Especial

8.   Experiências pedagógicas e institucionais com o público-alvo da educação especial

9.  Educação Especial e suas interfaces com a educação no campo.

10.   Serviços de apoio à escolarização inclusiva

11.    Pesquisa sobre a produção do conhecimento científico em Educação Especial

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E MINICURSOS PARA O V CPEE

 

1.      Dos proponentes que submeterão as propostas:

 

1.1.    Profissionais no mínimo graduados de quaisquer áreas de formação desde de que a proposta atenda aos requisitos de contemplar temáticas e conteúdos da área de Educação Especial. Destaca-se que alunos de graduação poderão participar como ministrantes nas propostas como coautores.

 

1.2.           Alunos de graduação poderão atuar como integrantes das equipes de até três pessoas nas propostas enviadas por proponentes conforme

requisito especificado anteriormente.

 

2.   Das especificidades das modalidades de minicurso e oficina:

 

2.1.   As propostas de oficina e minicurso deverão adequar-se as normas abaixo especificadas e atender à necessidade de ser um trabalho teórico e prático, respectivamente, que apoie o trabalho na educação especial.

 

2.2.     Configuram-se como propostas de minicursos, atividades formativas de atualização teórico-conceitual, diretrizes, orientações sobre uma dada temática na área de Educação Especial que contribua com a fundamentação de profissionais, pesquisadores, alunos, familiares e demais participantes do evento.

 

2.3.        Configuram-se como propostas de oficinas, atividades formativas fundamentadas teoricamente, de cunho prático, construtivo, propositivo para intervenção com pessoas com deficiência nas diversas área e setores de serviços de que necessitam de apoios específicos: educação, saúde,


 

assistência, tecnologias, área jurídica e terapêutica.

 

2.4.   As oficinas e minicursos terão duração de 4 horas.

 

2.5.    Serão aceitas propostas individuais ou coletivas (até três oficineiros e/ou ministrantes, sendo que pelo menos o proponente, obrigatoriamente deverá ser graduado e será responsável pela submissão da proposta);

 

2.6.     Poderão ser usadas imagens nas propostas, para ilustrar instruções, processos e produtos especialmente nas propostas de oficinas.

 

3.   Da estrutura das propostas:

 

3.1.   As propostas de oficina ou minicurso deverão ser sistematizadas no formato de um plano de oficina/minicurso e adequar-se a seguinte estrutura (obrigatório usar       os      templates        disponibilizados    no                           site: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2018

 

3.1.1.      Identificação: Título da oficina/minicurso em caixa alta e negrito, centralizado; nome completo dos proponentes/autoria; Indicação da categoria (oficina ou minicurso). As informações específicas de cada proponente/autor deverão ser colocadas em notas de rodapé vinculadas aos respectivos nomes Ex: Se estudante, mencionar o curso, universidade, se pós-graduando, profissional da rede de ensino, instituições, etc. e informar e-mail.

 

3.1.2.     Justificativa: (sinalizar a relevância do trabalho para a formação do público alvo, demanda que se tem de explorar o assunto proposto na atividade e como pode contribuir com políticas públicas na área da educação especial. É necessário destacar que toda oficina, sendo prática, fundamenta-se em preceitos teóricos que podem ser mencionados);

 

3.1.3.    Objetivos (Geral e específicos almejados com a realização da oficina considerando o que se espera atingir com a proposta de formação na modalidade de oficina ou minicurso);

 

3.1.4.     Metodologia: descrever como se dará a didática dos ministrantes e descrever passo a passo as sequências do trabalho de formação teórica no caso dos minicursos e suas atividades correspondentes e no caso das oficinas descrever as atividades práticas propostas a serem desenvolvidas ao longo da oficina e no caso de produção de material, detalhar esse processo;

 

3.1.5.   Recursos Materiais: listar o que será utilizado na oficina/minicurso para que as experiências possam ser replicadas por profissionais interessados que


 

os planos de oficina serão disponibilizados numa coletânea online no site do evento;

 

3.1.6.     Avaliação: Descrição das estratégias, recursos e/ou instrumentos a serem utilizados para avaliação das atividades desenvolvidas na oficina ou minicurso pelos participantes.

 

3.1.7.   Referências (com base na ABNT).

 

3.1.8.   Anexos

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS MINICURSOS OU OFICINAS

 

1.      As submissões de propostas de minicursos ou oficinas ocorrerão de 01 de agosto a 15 de setembro de 2018, através do site: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2018.

 

2.      No local inscrever-se, localizado na parte inferior do site, criará ou utilizará o acesso ao sistema, preenchendo as informações do formulário, incluindo um resumo da proposta e realizando a anexação no local indicado para o envio. Chegará uma confirmação por e-mail e você poderá acessar o sistema e acompanhar o processo de avaliação e posteriormente, nas datas de inscrições (a partir de 15/08/18), poderá verificar a validação de sua inscrição.

 

2.  A submissão de proposta não efetiva as inscrições de quem submete, conforme o cronograma do IV CPEE, o proponente que submeter e os outros componentes da proposta, deverão se inscrever e receberão a validação de suas inscrições pelo sistema nas datas indicadas.

 

3.  O texto da proposta deverá ter de 11 mil a 15 mil caracteres com espaço (do título as referências). E deverá seguir a estrutura indicada no templates.

 

Observações:

 

A)            As propostas de oficina deverão adequar-se as normas e atender à necessidade de ser um trabalho prático que apoie o trabalho na educação especial.

 

B)     Poderão ser usadas imagens para ilustrar os trabalhos.

 

C)             A organização do evento disponibilizará espaço físico, os equipamentos como notebook e Datashow, desde que informadas a necessidade no plano de


 

oficina ou minicurso. Os itens indicados como recursos materiais serão de inteira reponsabilidade dos oficineiros e ministrantes.

 

Observações:

 

A)          As atividades na modalidade de oficinas serão realizadas em datas posteriormente definidas e divulgadas no site do evento.

 

B)          A carga horária total das oficinas será de 4 (seis) horas.

 

4.  NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

4.1. Comunicação oral e/ou relatos de experiências:

 

O texto completo para a comunicação oral e poster poderá ser de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento com dados parciais. Os textos de relatos de experiência e comunicações orais deverão ser digitados/estruturados com base nas orientações dos templates disponibilizado no site para trabalhos completos e conter os seguintes itens:

 

a)   Título em caixa alta, negrito e centralizado;

b)   Nome do autor e coautores completos (e por extenso);

c)   Identificação da instituição, Programa de pós-graduação (quando for o caso), Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) em nota de rodapé;

d)   Indicação do eixo temático;

e)   Indicação da categoria (comunicação oral e relato de experiência);

f)     Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço na íntegra (do título às referências) para trabalhos para a comunicação oral e relatos de experiência e para os casos de trabalhos científicos da modalidade de poster, a quantidade de caracteres será de 11 a 20 mil.

g)   O documento deverá ser salvo em word.doc ou docx. para fins de formatação dos Anais do evento.

h)   Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões, considerações finais/conclusões e referências;

i)  Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados (parciais ou completos) e 3 palavras-chave.

j)   Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5, margens superior/esquerda 3 cm e inferior/direita 2 cm. E seguir às Normas da ABNT.


 

5.    DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

A Comissão acadêmica do V Congresso Paraense de Educação Especial, coordenará as atividades de envio, acompanhamento e disponibilização das avaliações dos trabalhos. Os avaliadores do Comitê Científico serão cadastrados no site do evento e dentro do prazo estipulado, postarão o parecer dos trabalhos. No sistema de avaliação, será considerado as normas apresentadas para o envio dos trabalhos e critérios específicos sobre trabalhos científicos. No caso de trabalhos nos quais houver a indicações com as correções a serem realizadas, os autores serão informados ao acessarem o sistema e informados por e-mail para que possam ter ciência do parecer de seu trabalho emitido pelos avaliador(es).

Cabe ao(s) autor(es) acompanharem no sistema de gerenciamento do evento Sigeventos a aprovação com ou sem recomendações de revisão, pois neste último caso, haverá exigência de que haja a ressubmissão do trabalho revisado no site.

 

6.     NORMAS PARA OS PÔSTERS

 

O elementos que devem constar no texto do pôster são:

a)     Título do trabalho centralizado, em caixa alta, tamanho da fonte 50 ou 60;

b)     Nome dos autores, coautores completo (e por extenso), da instituição, Grupos de Pesquisas, Programas de Pós Graduação e Agência de fomento se houver;

c)      Indicação do eixo temático;

d)     Ter entre 11 e 20 mil caracteres;

e)     Deve conter: Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências (de acordo com a ABNT)

f)       O resumo da pesquisa deve ser em parágrafo único com 1.500 caracteres, em espaço simples descrevendo de forma suscinta o objeto da pesquisa, o referencial teórico, a metodologia, os resultados e 3 palavras-chave;

g)     A formatação do pôster deve seguir as seguintes normas: fonte arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado; margens esquerda/direita e superior/inferior 3 cm.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO/ FORMATAÇÃO DOS POSTERS

 

a)  Tamanho 120 cm de altura X 90 cm de largura;

b)   Título do trabalho centralizado, em caixa alta, tamanho da fonte 50 ou 60;

c)   A formatação do pôster deve seguir as seguintes normas: fonte arial;


 

tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado; margens esquerda/direita e superior/inferior 3 cm

 

d)Tamanho 120 cm de altura X 90 cm largura

INSTRUÇÕES E NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Comissão Acadêmica do V CPEE informa que as inscrições ocorrerão via site do Sigeventos da Unifesspa e ressalta a todos(as) os participantes que deverão realizar a inscrição dentro dos prazos especificados com duas possibilidades: - Como participante sem trabalhos (ouvinte) - Como participante com trabalhos (Minicurso, Oficina, Trabalho Completo para Comunicação Oral e/ou Relatos de Experiências, Poster) Na V Edição do CPEE, será cobrada uma taxa de inscrição para pagar os gastos com o evento. Serão abertas inscrições para 600 pessoas e quando esse número for alcançado, as inscrições serão encerradas. Cada inscrito tem direito de enviar dois trabalhos como autor e participar de um minicurso ou uma oficina, das palestras centrais, mesas redondas de livre escolha e das sessões de comunicação oral e exposição de trabalhos. A inscrição garante o recebimento de uma pasta de congressista, contendo: bloco de anotações, caneta e programação. Atenção: A aprovação do trabalho não garante a inscrição. O autor tem que fazer sua inscrição no site. Não serão devolvidas as taxas de inscrições de autores que não tiveram seus trabalhos aprovados e nem se houver desistência de participação do evento. Somente depois de efetuar o pagamento da inscrição no congresso será confirmada a inscrição e será possível escolher um minicurso ou oficina. Qualquer dúvida entrar em contato: E-mail: cpeesecretaria@gmail.com Telefone: (94)2101-7128 - Endereço: Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, s/n. - Nova Marabá. CEP: 68.507.590. Marabá - Pará - Brasil. 1. Sobre o processo de inscrições As inscrições serão realizadas on-line através do link https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2018, e também no NAIA. O comprovante de pagamento e documento que ateste a categoria de aluno de graduação, deverá ser enviado para o e-mail: cpeesecretaria@gmail.com. 2. Sobre o pagamento da taxa A taxa de inscrição no evento está descriminada abaixo, conforme a data de inscrição e data do pagamento e categoria do participante no evento: Período – 20/07/18 até 20/08/2018 Estudantes de graduação R$ 25,00 Outras categorias (profissionais em geral, estudantes da Pós-Graduação, pessoas interessadas em participar do evento) R$ 40,00 Período – 21/08 até 15/10/2018 Estudantes de graduação R$ 35,00 Outras categorias (profissionais em geral, estudantes da Pós-Graduação, pessoas interessadas em participar do evento) R$ 55,00 O depósito do valor deverá ser feito na conta da Coorganizadora do evento, a Faculdade Metropolita de Marabá, conforme dados Bancários: Banco do Brasil, Agência nº 0565-7, Conta Corrente nº 99418-9. O depósito será identificado por meio do CPF. A organização do V CPEE não se responsabiliza por erros ou equívocos cometidos no depósito do valor da taxa de inscrição. IMPORTANTE: No dia 16/10/2018 as inscrições e pagamento serão realizados necessáriamente no NAIA/Unifesspa, localizado na Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, s/n, sala 12. Nova Marabá. CEP: 68.507.590. Marabá - Pará - Brasil. Já no dia 17/10/2018, as inscrições serão realizadas apenas no local do evento, ficando condicionada ao número de vagas. Estudantes de graduação R$ 35,00 Outras categorias (profissionais em geral, estudantes da Pós-Graduação, pessoas interessadas em participar do evento) R$ 55,00 SOBRE INSCRIÇÕES COM TRABALHOS 1. CATEGORIAS DOS TRABALHOS Os trabalhos deverão ser submetidos com base nas seguintes modalidades: A) Comunicações Orais (pesquisas concluídas ou em andamento com resultados parciais) B) Relatos de Experiências C) Posters (Pesquisas iniciadas com alguns resultados e/ou relatos de experiências) 2. ORIENTAÇÕES GERAIS Os trabalhos completos (comunicação oral e relatos de experiências) aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento com ISSN. Os Anais do V CPEE, serão disponibilizados em data posterior no formato online no site do evento. 2.1. Os coautores de trabalhos submetidos devem fazer sua própria inscrição conforme os prazos indicados e seguindo as categorias relacionadas a sua participação. 2.2. Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral, relatos de experiências e poster, considerando os 11 eixos temáticos, tendo como base as orientações e normas de cada modalidade. 2.3. Serão publicados nos ANAIS do evento, apenas os trabalhos completos comunicação oral, relatos de experiências e posteres apresentados durante a programação do evento. 2.4. O certificado de autoria e trabalho apresentado será gerado pelo sistema que gerencia o evento e é de responsabilidade do participante fazer o download o certificado no sistema. Destacamos a importância de se ter atenção no momento de cadastrar o trabalho, informando os nomes completos de autoria e coautorias. Qualquer demanda peculiar poderá ser solicitada via e-mail academicacpee@gmail.com ou cpeesecretaria@gmail.com ou via telefone: 94 21017128 2.5. Nas modalidades de comunicação oral e relato de experiências poderão constar até 5 pessoas distribuídas na autoria e coautoria; 2.6. Poderão ser submetidos no máximo dois trabalhos por inscrição como autor principal, considerando as modalidades: comunicação oral, relato de experiênci e poster. Caso submetam oficina ou minicurso estes não serão contabilizados no limite máximo para trabalhos completos (pesquisas e relatos de experiência) e poster. Em relação à coautoria o número de trabalho é ilimitado. DOS EIXOS TEMÁTICOS 1.Deficiência, direitos humanos e políticas públicas 2. Acessibilidade e Educação Especial 3. Inclusão na Educação Superior 4. Formação de recursos humanos em Educação Especial 5. Práticas pedagógicas com alunos público-alvo da educação especial 6. Famílias de pessoas público alvo da Educação Especial 7. Tecnologia Assistiva e Educação Especial 8. Experiências pedagógicas e institucionais com o público-alvo da educação especial 9. Educação Especial e suas interfaces com a educação no campo. 10. Serviços de apoio à escolarização inclusiva 11. Pesquisa sobre a produção do conhecimento científico em Educação Especial ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E MINICURSOS PARA O V CPEE 1. Dos proponentes que submeterão as propostas: 1.1. Profissionais no mínimo graduados de quaisquer áreas de formação desde de que a proposta atenda aos requisitos de contemplar temáticas e conteúdos da área de Educação Especial. Destaca-se que alunos de graduação poderão participar como ministrantes nas propostas como coautores. 1.2. Alunos de graduação poderão atuar como integrantes das equipes de até três pessoas nas propostas enviadas por proponentes conforme requisito especificado anteriormente. 2. Das especificidades das modalidades de minicurso e oficina: 2.1. As propostas de oficina e minicurso deverão adequar-se as normas abaixo especificadas e atender à necessidade de ser um trabalho teórico e prático, respectivamente, que apoie o trabalho na educação especial. 2.2. Configuram-se como propostas de minicursos, atividades formativas de atualização teórico-conceitual, diretrizes, orientações sobre uma dada temática na área de Educação Especial que contribua com a fundamentação de profissionais, pesquisadores, alunos, familiares e demais participantes do evento. 2.3. Configuram-se como propostas de oficinas, atividades formativas fundamentadas teoricamente, de cunho prático, construtivo, propositivo para intervenção com pessoas com deficiência nas diversas área e setores de serviços de que necessitam de apoios específicos: educação, assistência, tecnologias, área jurídica e terapêutica. 2.4. As oficinas e minicursos terão duração de 4 horas. 2.5. Serão aceitas propostas individuais ou coletivas (até três oficineiros e/ou ministrantes, sendo que pelo menos o proponente, obrigatoriamente deverá ser graduado e será responsável pela submissão da proposta); 2.6. Poderão ser usadas imagens nas propostas, para ilustrar instruções, processos e produtos especialmente nas propostas de oficinas. 3. Da estrutura das propostas: 3.1. As propostas de oficina ou minicurso deverão ser sistematizadas no formato de um plano de oficina/minicurso e adequar-se a seguinte estrutura (obrigatório usar os templates disponibilizados no site: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2018 3.1.1. Identificação: Título da oficina/minicurso em caixa alta e negrito, centralizado; nome completo dos proponentes/autoria; Indicação da categoria (oficina ou minicurso). As informações específicas de cada proponente/autor deverão ser colocadas em notas de rodapé vinculadas aos respectivos nomes Ex: Se estudante, mencionar o curso, universidade, se pós-graduando, profissional da rede de ensino, instituições, etc. e informar e-mail. 3.1.2. Justificativa: (sinalizar a relevância do trabalho para a formação do público alvo, demanda que se tem de explorar o assunto proposto na atividade e como pode contribuir com políticas públicas na área da educação especial. É necessário destacar que toda oficina, sendo prática, fundamenta-se em preceitos teóricos que podem ser mencionados); 3.1.3. Objetivos (Geral e específicos almejados com a realização da oficina considerando o que se espera atingir com a proposta de formação na modalidade de oficina ou minicurso); 3.1.4. Metodologia: descrever como se dará a didática dos ministrantes e descrever passo a passo as sequências do trabalho de formação teórica no caso dos minicursos e suas atividades correspondentes e no caso das oficinas descrever as atividades práticas propostas a serem desenvolvidas ao longo da oficina e no caso de produção de material, detalhar esse processo; 3.1.5. Recursos Materiais: listar o que será utilizado na oficina/minicurso para que as experiências possam ser replicadas por profissionais interessados já que os planos de oficina serão disponibilizados numa coletânea online no site do evento; 3.1.6. Avaliação: Descrição das estratégias, recursos e/ou instrumentos a serem utilizados para avaliação das atividades desenvolvidas na oficina ou minicurso pelos participantes. 3.1.7. Referências (com base na ABNT). 3.1.8. Anexos NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS MINICURSOS OU OFICINAS 1. As submissões de propostas de minicursos ou oficinas ocorrerão de 01 de agosto a 15 de setembro de 2018, através do site: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CPEE2018. 2. No local inscrever-se, localizado na parte inferior do site, criará ou utilizará o acesso ao sistema, preenchendo as informações do formulário, incluindo um resumo da proposta e realizando a anexação no local indicado para o envio. Chegará uma confirmação por e-mail e você poderá acessar o sistema e acompanhar o processo de avaliação e posteriormente, nas datas de inscrições (a partir de 15/08/18), poderá verificar a validação de sua inscrição. 2. A submissão de proposta não efetiva as inscrições de quem submete, conforme o cronograma do IV CPEE, o proponente que submeter e os outros componentes da proposta, deverão se inscrever e receberão a validação de suas inscrições pelo sistema nas datas indicadas. 3. O texto da proposta deverá ter de 11 mil a 15 mil caracteres com espaço (do título as referências). E deverá seguir a estrutura indicada no templates. Observações: A) As propostas de oficina deverão adequar-se as normas e atender à necessidade de ser um trabalho prático que apoie o trabalho na educação especial. B) Poderão ser usadas imagens para ilustrar os trabalhos. C) A organização do evento disponibilizará espaço físico, os equipamentos como notebook e Datashow, desde que informadas a necessidade no plano de oficina ou minicurso. Os itens indicados como recursos materiais serão de inteira reponsabilidade dos oficineiros e ministrantes. Observações: A) As atividades na modalidade de oficinas serão realizadas em datas posteriormente definidas e divulgadas no site do evento. B) A carga horária total das oficinas será de 4 (seis) horas. 4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: 4.1.Comunicação oral e/ou relatos de experiências: O texto completo para a comunicação oral e poster poderá ser de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento com dados parciais. Os textos de relatos de experiência e comunicações orais deverão ser digitados/estruturados com base nas orientações dos templates disponibilizado no site para trabalhos completos e conter os seguintes itens: a) Título em caixa alta, negrito e centralizado; b) Nome do autor e coautores completos (e por extenso); c) Identificação da instituição, Programa de pós-graduação (quando for o caso), Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) em nota de rodapé; d) Indicação do eixo temático; e) Indicação da categoria (comunicação oral e relato de experiência); f) Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço na íntegra (do título às referências) para trabalhos para a comunicação oral e relatos de experiência e para os casos de trabalhos científicos da modalidade de poster, a quantidade de caracteres será de 11 a 20 mil. g) O documento deverá ser salvo em word.doc ou docx. para fins de formatação dos Anais do evento. h) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões, considerações finais/conclusões e referências; i) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados (parciais ou completos) e 3 palavras-chave. j) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5, margens superior/esquerda 3 cm e inferior/direita 2 cm. E seguir às Normas da ABNT. 5. DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS: A Comissão acadêmica do V Congresso Paraense de Educação Especial, coordenará as atividades de envio, acompanhamento e disponibilização das avaliações dos trabalhos. Os avaliadores do Comitê Científico serão cadastrados no site do evento e dentro do prazo estipulado, postarão o parecer dos trabalhos. No sistema de avaliação, será considerado as normas apresentadas para o envio dos trabalhos e critérios específicos sobre trabalhos científicos. No caso de trabalhos nos quais houver a indicações com as correções a serem realizadas, os autores serão informados ao acessarem o sistema e informados por e-mail para que possam ter ciência do parecer de seu trabalho emitido pelos avaliador(es). Cabe ao(s) autor(es) acompanharem no sistema de gerenciamento do evento Sigeventos a aprovação com ou sem recomendações de revisão, pois neste último caso, haverá exigência de que haja a ressubmissão do trabalho revisado no site. 6. NORMAS PARA OS PÔSTERS O elementos que devem constar no texto do pôster são: a) Título do trabalho centralizado, em caixa alta, tamanho da fonte 50 ou 60; b) Nome dos autores, coautores completo (e por extenso), da instituição, Grupos de Pesquisas, Programas de Pós Graduação e Agência de fomento se houver; c) Indicação do eixo temático; d) Ter entre 11 e 20 mil caracteres; e) Deve conter: Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências (de acordo com a ABNT) f) O resumo da pesquisa deve ser em parágrafo único com 1.500 caracteres, em espaço simples descrevendo de forma suscinta o objeto da pesquisa, o referencial teórico, a metodologia, os resultados e 3 palavras-chave; g) A formatação do pôster deve seguir as seguintes normas: fonte arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado; margens esquerda/direita e superior/inferior 3 cm. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO/ FORMATAÇÃO DOS POSTERS a) Tamanho 120 cm de altura X 90 cm de largura; b) Título do trabalho centralizado, em caixa alta, tamanho da fonte 50 ou 60; c) A formatação do pôster deve seguir as seguintes normas: fonte arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; alinhamento justificado; margens esquerda/direita e superior/inferior 3 cm d)Tamanho 120 cm de altura X 90 cm largura

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